Dúvidas Frequentes


1) Qual a diferença entre aparelhos auditivos analógicos, programáveis e digitais?

R: Aparelhos auditivos analógicos são aqueles que utilizam a eletrônica convencional para converter a onda sonora, captada pelo microfone, em um sinal elétrico equivalente ou análogo. Seu ajuste é manual e sua tecnologia limitada. Aparelhos auditivos programáveis, também conhecidos como híbridos ou digitalmente programáveis, são aqueles que oferecem a possibilidade de serem ajustados (programados) em computador ou unidades de programação e que oferecem algumas características digitais básicas. Aparelhos auditivos digitais são os que possuem a mais moderna tecnologia no segmento de próteses auditivas. Possuem um mecanismo que converte o sinal elétrico em dígitos que são enviados para um microprocessador e efetua as filtragens e amplificações necessárias. Os aparelhos digitais oferecem diversas funções e benefícios, de acordo com a marca e modelo. São totalmente automáticos e regulados por computador.


2) O que são aparelhos retroauriculares e intrauriculares?

R: Retroauricular é o aparelho auditivo que é utilizado atrás da orelha. Intrauricular é o nome dado aos aparelhos auditivos utilizados dentro da orelha, que são feitos sob medida.


3) Eu posso escolher qual formato de aparelho usar?

R: O formato ou estilo de aparelho é determinado de acordo com o tipo de perda que você apresenta, pois nem todos os graus de perda auditiva permitem o uso de um aparelho CIC ou RITE, por exemplo. Apenas realizando uma avaliação auditiva é que o fonoaudiólogo poderá identificar quais estilos se adequam à sua perda e às suas necessidades.

4) Qual a estimativa de vida de um aparelho auditivo?

R: Estima-se que um aparelho auditivo dure, em média, 05 anos. Mas esta durabilidade depende de vários fatores, principalmente, de como o usuário cuida e mantém seu aparelho, evitando que este se molhe e quebre. Por isso, devem ser realizadas revisões e limpezas constantes.

5) Por quanto tempo terei acompanhamento de um fonoaudiólogo após a compra de um aparelho?

R: Este acompanhamento é indeterminado e não tem limite de freqüência, ou seja, nossa equipe está sempre disponível para tirar suas dúvidas e ajudá-lo no que for preciso, inclusive realizando adaptações e novas regulagens, se necessárias. O acompanhamento fonoaudiológico é oferecido gratuitamente durante dois anos após a compra do seu aparelho auditivo.

6) Quando devo usar dois aparelhos auditivos?

R: A utilização de dois aparelhos é chamada de audição "binaural". A audição binaural permite uma percepção melhor da sonoridade, permitindo também a localização da fonte sonora. A audição binaural pode também ajudar na percepção da fala na presença de ruído de fundo. A audição em ambos os ouvidos proporciona benefícios maiores do que um ouvido sozinho.